Por que ESM?
Como é o processo de preparação de um novo colaborador na sua organização? Quantas pessoas são envolvidas, quantas tarefas precisam ser realizadas e quantas e-mails são enviados? É um exemplo clássico de um processo que envolve muitas pessoas, muitas tarefas e vários departamentos, e por isso geralmente gera bastante estresse para todos os envolvidos.
O gerente precisa abrir várias solicitações no portal para TI para os acessos, alguns e-mails para RH realizar as tarefas dela e precisa caçar o responsável da manutenção algum lugar nos corredores para informar sobre a necessidade de uma mesa e cadeira, que anota no papelzinho para não esquecer....
O que poderia dar errado?
Para melhorar este processo, e todos os outros que envolvem muitas pessoas, tarefas e comunicação a implementação de ESM é um ótimo caminho.
Suba a escadinha de ESM rumo ao sucesso.
Passo a passo
A plataforma compartilhada melhora drasticamente a comunicação entre os departamentos e com o solicitante.
Uma vez trabalhando na mesma plataforma, processos podem ser desenhados de forma similar e transcorrendo vários departamentos, aumentando muito a eficiência e eliminando erros e paradas desnecessárias.
Uma vez com a maturidade nas alturas, haverá uma necessidade pela gestão compartilhada, no qual os departamento pensam e meçam como um. Estratégias e ações estão alinhadas com a melhoria contínua da satisfação e eficiência.
Benefícios
Redução de custos
Licenciamento de uma plataforma apenas
A padronização dos processos gera maior velocidade
Diminuição do retrabalho
Colaboradores ficam menos tempo parado
Melhoria de comunicação
Aumento de satisfação
Portal único do funcionário com todos os serviços
Centralização de informações
Maior velocidade no atendimento
Maior transparência no atendimento
Comunicação padronizada no atendimento
Mudanças culturais
Maior interação entre departamentos que antigamente não se conheciam
Mistura de conhecimento de vários especialidades
Aumento de empatia entre departamentos (menos brigas)
Resolução de problemas
Inovação
Foco em melhoria continua
Padronização de processos permite automação
Liberação de tempo para Pensar sobre melhorias
Implementa estratégias, em vez de apagar incêndio
O que é ESM
ESM (Enterprise Service Management) é visto como uma evolução de ITSM (Gestão de serviços de TI). Desde os anos 90, com o grande crescimento de uso da tecnologia nas empresas e o crescimento de departamento de TI, nasceu o ITIL, que descreve as melhores práticas de lidar com o dia a dia do departamento.
Central nas práticas está a visão sobre pessoas que entram em contato como "cliente" e a disponibilização do catálogo de serviços. O grande objetivo é oferecer os serviços certos e mantê-los nos níveis desejados e acordados em contratos de níveis de serviços (SLA).
ESM é a aplicação de práticas e processos definidos na TI em outros departamentos de apoio, como RH, Manutenção e administrativo, fazendo com que eles também aumentam o seu nível de maturidade no atendimento das requisições.
A plataforma ESM é desenvolvida em primeiro lugar para garantir a colaboração entre departamentos, crescendo passo a passo na escala de maturidade, trazendo cada vez mais eficiência de um lado e satisfação do outro.
Endereço
Avenida Guido Caloi 1000, 4° andar – Bloco 5, São Paulo, SP 05802-140, BR
Contatos
+55 (11) 3202-2858
info@lef.tec.br