Por que ESM?

Como é o processo de preparação de um novo colaborador na sua organização? Quantas pessoas são envolvidas, quantas tarefas precisam ser realizadas e quantas e-mails são enviados? É um exemplo clássico de um processo que envolve muitas pessoas, muitas tarefas e vários departamentos, e por isso geralmente gera bastante estresse para todos os envolvidos.

O gerente precisa abrir várias solicitações no portal para TI para os acessos, alguns e-mails para RH realizar as tarefas dela e precisa caçar o responsável da manutenção algum lugar nos corredores para informar sobre a necessidade de uma mesa e cadeira, que anota no papelzinho para não esquecer....

O que poderia dar errado?

Para melhorar este processo, e todos os outros que envolvem muitas pessoas, tarefas e comunicação a implementação de ESM é um ótimo caminho.

Suba a escadinha de ESM rumo ao sucesso.

Passo a passo

A plataforma compartilhada melhora drasticamente a comunicação entre os departamentos e com o solicitante.

Uma vez trabalhando na mesma plataforma, processos podem ser desenhados de forma similar e transcorrendo vários departamentos, aumentando muito a eficiência e eliminando erros e paradas desnecessárias.

Uma vez com a maturidade nas alturas, haverá uma necessidade pela gestão compartilhada, no qual os departamento pensam e meçam como um. Estratégias e ações estão alinhadas com a melhoria contínua da satisfação e eficiência.

Benefícios

Redução de custos
  • Licenciamento de uma plataforma apenas

  • A padronização dos processos gera maior velocidade

  • Diminuição do retrabalho

  • Colaboradores ficam menos tempo parado

  • Melhoria de comunicação

Aumento de satisfação
  • Portal único do funcionário com todos os serviços

  • Centralização de informações

  • Maior velocidade no atendimento

  • Maior transparência no atendimento

  • Comunicação padronizada no atendimento

Mudanças culturais
  • Maior interação entre departamentos que antigamente não se conheciam

  • Mistura de conhecimento de vários especialidades

  • Aumento de empatia entre departamentos (menos brigas)

  • Resolução de problemas

Inovação
  • Foco em melhoria continua

  • Padronização de processos permite automação

  • Liberação de tempo para Pensar sobre melhorias

  • Implementa estratégias, em vez de apagar incêndio

O que é ESM

ESM (Enterprise Service Management) é visto como uma evolução de ITSM (Gestão de serviços de TI). Desde os anos 90, com o grande crescimento de uso da tecnologia nas empresas e o crescimento de departamento de TI, nasceu o ITIL, que descreve as melhores práticas de lidar com o dia a dia do departamento.

Central nas práticas está a visão sobre pessoas que entram em contato como "cliente" e a disponibilização do catálogo de serviços. O grande objetivo é oferecer os serviços certos e mantê-los nos níveis desejados e acordados em contratos de níveis de serviços (SLA).

ESM é a aplicação de práticas e processos definidos na TI em outros departamentos de apoio, como RH, Manutenção e administrativo, fazendo com que eles também aumentam o seu nível de maturidade no atendimento das requisições.

A plataforma ESM é desenvolvida em primeiro lugar para garantir a colaboração entre departamentos, crescendo passo a passo na escala de maturidade, trazendo cada vez mais eficiência de um lado e satisfação do outro.